terça-feira, 1 de setembro de 2009

Escolas de Contabilidade - Norte Americana

O início desta escola, a partir do surgimento das grandes corporações no começo do século XX, foi caracterizado pelo aspecto prático no tratamento de problemas econômico-administrativos, com limitadas construções teóricas as quais tiveram origem em entidades ligadas a profissionais da área contábil.

Transformou-se numa das mais importantes e influentes no mundo, ditando regras para o tratamento de questões ligadas à contabilidade de custos, controladoria, análise das demonstrações contábeis, gestão financeira, controle orçamentário, etc.

As associações profissionais foram as principais propulsoras do desenvolvimento doutrinário nos EE.UU., especialmente da contabilidade financeira.

Entre as principais contribuições desta corrente ao processo de comunicação contábil estão:
1. A busca da qualificação da informação contábil como forma de subsidiar a tomada de decisão dos gestores.
2. A padronização dos procedimentos utilizados pela contabilidade financeira como forma de aumentar a confiança nas demonstrações contábeis, tendo em vista a quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929.
3. O estabelecimento dos Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos (US-GAAP) para garantir que as informações enviadas pela contabilidade aos usuários fossem confiáveis.
4. O estabelecimento de dois objetivos gerais da contabilidade
1 – Fornecer informações sobre os recursos econômicos e as obrigações da entidade.
2 – Fornecer informações sobre as mudanças nos recursos da entidade, pretendendo fomentar a qualificação das informações aos diversos usuários.

A escola Norte-Americana contribuiu decisivamente para a contabilidade gerencial.
Os principais personagens desta escola foram: Sprague, Hatfield, Paton, Littleton, Moonitz.

4 comentários:

  1. Bom dia,
    Estou fazendo um trabalho sobre o IFRS nos Estados Unidos, quero saber se tem jeito de você postar algo sobre o assunto, pois qualquer informação é bem vinda.
    Obrigado
    Ana


    obs. meu email é fafi.santana@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE NORMAS CONTÁBEIS INTERNACIONAIS E NORMAS BRASILEIRAS, DEVO DEFINIR A DIFERNÇA ENTRE ELAS, E CITAR AS ESCOLAS ITALIANAS E AMERICANAS COM SUA DEVIDA IMPORTANCIA, PODE POSTAR ALGO PARA CLAREAR MINHAS IDEIAS?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    Eu preciso estudar a contabilidade que se executa nos Estados Unidos, existe algum livro em portugues?

    ritamarli18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. O que seria ambiente legal da contabilidade noa EUA?

    ResponderExcluir