sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Formulas de Lançamentos Contábeis

O lançamento contábil é a forma como a contabilidade registra os fatos que afetam (ou que possam vir a afetar) o patrimônio da empresa.
A estrutura do lançamento tem por alicerce o secular método das "partidas dobradas", segundo o qual todo débito deve, concomitantemente, ser correspondido por um crédito. Contabilmente, partida tem o mesmo significado de lançamento ou assentamento.
No dia-a-dia das empresas ocorrem operações simples (como o pagamento de uma conta de consumo de energia elétrica no prazo) e outras bem mais complexas, que envolvem lançamentos mais sofisticados (por exemplo: pagamento, com juros, de duplicata, parte em dinheiro e parte mediante emissão de cheque).
Para registrar qualquer fato contábil existem quatro fórmulas (ou modalidades) de lançamentos, a saber:
1ª fórmula: caracteriza-se pela simplicidade. Requer uma conta devedora e uma conta credora e pode ser assim representada (pagamento de duplicata de fornecedor, no prazo):

2ª fórmula: modalidade de lançamento de complexidade intermediária, que requer uma conta devedora e duas ou mais contas credoras.

3ª fórmula: igualmente de complexidade intermediária, esta fórmula requer duas ou mais contas devedoras e apenas uma credora.

4ª fórmula: menos usual e mais complexa do que as anteriores, requer duas ou mais contas devedoras e duas ou mais contas credoras.

4 comentários: