terça-feira, 1 de setembro de 2009

A Contabilidade no Brasil

O Brasil não possui uma escola de pensamento contábil genuinamente brasileira. Pode-se dizer que em um primeiro instante, a nossa contabilidade foi baseada no método italiano e posteriormente migrou-se para o método norte-americano, na qual persiste até os dias atuais.

A contabilidade no Brasil ainda sofre grande influência da legislação tributária, notadamente da legislação do imposto de renda. Pode-se afirmar com certeza que em algumas organizações, principalmente nas micro e pequenas empresas, na maior parte do tempo o contador se dedica a questões tributárias. Nas médias e grandes empresas normalmente existe um departamento ligado a questões fiscais para tratar do assunto. Assim a contabilidade se subdivide em contabilidade financeira, contabilidade fiscal, contabilidade gerencial, contabilidade de custos etc.

A contabilidade no Brasil teve uma primeira fase, quando então se utilizou o método italiano, cuja época vai de 1.915 à 1.964 contando com a contribuição de grandes autores dentre eles, Carlos de Carvalho, Francisco D`Auria e Frederico Herrmann Júnior. Atualmente são poucos os autores que seguem a corrente de pensamento italina, dentre eles destacamos o professor Antonio Lopes de Sá.

Carlos de Carvalho apresentou uma contabilidade baseada na visão contista (escola contista), já Francisco D`Auria e Frederico Herrmann Júnior adotaram a visão patrimonialista (escola patrimonialista) como corrente de pensamento contábil. Para esses últimos tratadistas, o objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio.

Essa primeira fase de desenvolvimento da contabilidade nacional foi marcada por dois aspectos relevantes:

a) A intervenção da legislação no desenvolvimento de procedimentos contábeis;

b) Forte influência doutrinária das escolas italianas de pensamento contábil.

Com relação à intervenção da legislação, principalmente a tributária nos aspectos de natureza contábil, cumpre destacar que o desenvolvimento da contabilidade deve-se muito às intervenções dessa natureza, porém há uma espécie de consenso entre os pesquisadores de que o excesso de normas às vezes atrapalha. O profissional passa grande parte do tempo lendo resoluções, decretos, portarias, instruções normativas, atos declaratórios e outros que alteram códigos de recolhimento, prazos de entrega de determinadas declarações etc, atos que praticamente não modificam o conteúdo das Leis, mas que na vida prática atormentam a vida das pessoas.

A segunda etapa do desenvolvimento da contabilidade brasileira teve início em 1.964, ano em que o professor José da Costa Boucinhas introduziu um novo método de ensino da contabilidade.

O professor Boucinhas adotou o método didático norte-americano baseado no livro Introductory accounting de Finney & Miller. A partir dessa mudança de orientação didática, a influência dos autores italianos e das escolas de pensamento italianas foi sendo substituída pela dos autores norte-americanos.

Como conseqüência dessa mudança de enfoque, foi o lançamento do livro Contabilidade Introdutória, em 1.971, por uma equipe de professores da FEA-USP, livro adotado até os dias atuais, em suas edições mais recentes, em praticamente todas as faculdades de todo o Brasil, influenciando alunos e profissionais.

A partir do ano de 1.964 os professores do departamento de contabilidade da FEA-USP passaram a desenvolver várias pesquisas e, de certa forma, a dominar o cenário nacional de pesquisas contábeis.

O ano de 1.966 foi marcado por uma das maiores contribuições nacionais, a chamada escola de correção monetária. Foi nesse ano que o professor Sérgio de Iudícibus (FEA-USP) defendeu sua tese de doutoramento, intitulada Contribuição à Teoria dos Ajustamentos Contábeis. Pode-se dizer que esse trabalho foi uma das primeiras grandes contribuições da contabilidade nacional à comunidade mundial.

A partir da adoção do método didático norte-americano pela USP em 1.964, e da apresentação do trabalho do professor Sérgio de Iudícibus, o direcionamento doutrinário contábil, especialmente do maior centro de pesquisa contábil nacional: o departamento de contabilidade e atuária da FEA-USP, muda definitivamente sua direção, abandonando as escolas de pensamento contábil italianas e assumindo os ditames da escola norte-americana.

Uma das razões (entre as várias existentes) para a mudança de rumo foi a chegada das empresas de auditoria anglo-americanas que acompanhavam as multinacionais recém chegadas ao Brasil. Essas empresas ofereciam treinamento de alto nível aos profissionais para elaboração de peças contábeis, influenciando empresas menores e até legisladores. Tudo isso contribuiu para a mudança de rumo no Brasil.

A consolidação da escola Americana no Brasil é fato consumado tendo em vista que o livro Contabilidade Introdutória (adotado em praticamente todas as faculdades brasileiras) dá um toque especial de contabilidade brasileira à contabilidade norte-americana e com a publicação da Lei 6.404/76 – Lei das Sociedades Por Ações de 15 de dezembro de 1.976 que tem sua parte contábil inspirada na doutrina norte-americana.

Apesar de o Brasil, não ter desenvolvido sua própria escola de contabilidade, as sucessíveis mudanças no cenário econômico, o período de altas taxas inflacionárias que perdurou até 1.995 e as inúmeras mudanças na legislação tributária fizeram com que a nossa legislação contábil seja uma das mais aperfeiçoadas do mundo.

Assim como ocorreu com as demais escolas de pensamento contábil, não podemos nos esquecer dos mais destacados pensadores contábeis nacionais, dentre os quais: Carlos de Carvalho, Francisco D`Auria e Frederico Hermann Júnior. Este último trabalhou na organização e reorganização da contabilidade de importantes empresas como por exemplo: Mappin Stores, Indústrias Klabin, Caixa Econômica Federal, Companhia Siderúrgica Nacional e Companhia Vale do Rio Doce.

Hermann Júnior, como era conhecido, publicou diversas obras ligadas a contabilidade e foi um dos fundadores e Presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (anteriormente chamado de Instituto Paulista de Contabilidade) e da Editora Atlas, organismos que existem até hoje.

Atualmente pode-se dizer que o método norte-americano domina o cenário mundial, inclusive com forte presença na Itália. Os críticos atribuem aos Italianos, demasiado valor a questões teóricas, sendo esta a principal causa do fracasso italiano. Os italianos praticamente criaram a contabilidade e não souberam o que fazer com ela quando a mesma já estava em estágio adulto.

Alguns eventos que marcaram o desenvolvimento da contabilidade no Brasil.

1.850 - Publicação do Código Comercial Brasileiro, na qual instituiu a obrigatoriedade da escrituração contábil e elaboração anual da demonstração de resultado e do balanço geral.

1.902 - 20 de abril, criação da Escola de Comércio Álvares Penteado.

1.931 - 30 de julho, publicação do decreto nº. 20.158 na qual organizou o ensino comercial e regulamentou a profissão contábil.

1.940 - Publicação do decreto nº. 2.627, a primeira Lei das Sociedades por Ações.

1.945 - A profissão contábil foi considerada como uma carreira universitária.

1.946 - Fundação da FEA-USP, instituição do curso de ciências contábeis e atuariais.

1.946 - Criação do Conselho Federal de Contabilidade e dos respectivos conselhos regionais.

1.971 - Publicação do livro Contabilidade Introdutória, equipe de professores da FEA-USP.

1.972 - Resolução 220 – Circulares 178 e 179 do Banco Central do Brasil. A circular 178 obrigou o registro dos auditores independentes no Banco Central e a circular 179 tratou dos princípios e normas de contabilidade (não listou os princípios, apenas normatizou).

1.972 - O Conselho Federal de Contabilidade baixou a resolução nº. 321, que conceituou os Princípios Fundamentais de Contabilidade Geralmente Aceitos (PCGA) e adotou as normas (quase que na íntegra) e procedimentos de auditoria elaborados pelo IAIB, atual IBRACON.

1.976 - Publicação da Lei 6.404, a nova Lei das Sociedades Por Ações (em vigor).

1.976 - Criação da Comissão de Valores Mobiliários.

1.977 - Publicação do Decreto-lei nº. 1.598 – adequou o Regulamento do Imposto de Renda (RIR) à nova Lei das Sociedades por Ações e estendeu as normas e princípios contábeis da Lei das Sociedades por Ações às demais empresas.

1.993 - Publicação da Resolução CFC 750, que estabeleceu os novos princípios fundamentais de contabilidade (em vigor).

1.995 – Publicação da Lei nº. 9.249, que eliminou a correção monetária das demonstrações contábeis.

Ao analisar-se a evolução da contabilidade no Brasil, percebe-se que desde o início fica patente a interferência da legislação.

Uma das primeiras manifestações da legislação como elemento propulsor do desenvolvimento contábil brasileiro, foi o Código Comercial de 1850, que instituiu a obrigatoriedade da escrituração contábil e da elaboração anual da demonstração do balanço geral composto de bens, direitos e obrigações, das empresas comerciais.

Em 1902 surgiu em São Paulo a Escola Prática de Comércio que criou um curso regular que oficializasse a profi8ssão contábil. O objetivo desta escola era o de aliar ao desenvolvimento agrícola, o início da expansão industrial com a necessidade de habilitar e criar especialistas para, internamente, preencher as tarefas de rotina da contabilidade e controlar as finanças e, externamente, dotar São Paulo de elementos capazes de articular o desenvolvimento dos negócios, com a conseqüente ampliação das fronteiras de atuação.

O Decreto-Lei nº 2627 de 1940, instituiu a primeira Lei das S/A, estabelecendo procedimentos para a contabilidade como:
1.    Regras para a avaliação de ativos.
2.    Regras para a apuração e distribuição dos lucros.
3.    Criação de reservas.
4.    Determinação de padrões para a publicação do balanço.
5.    Determinação de padrões para a publicação dos lucros e perdas.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), através da Resolução CFC 321/72 passou a adotar os Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos como normas resultantes do desenvolvimento da aplicação prática dos princípios técnicos emanados da contabilidade, visando proporcionar interpretações uniformes das demonstrações contábeis.
Em 1976 foi publicada a nova Lei das S/A nº 6404, significando uma nova fase para o desenvolvimento da contabilidade no Brasil e incorporando de forma definitiva as tendências da Escola Norte-Americana.

Em 1981 a Resolução CFC nº 529 disciplinou as Normas Brasileiras de Contabilidade e a Resolução CFC nº 530 os Princípios Fundamentais de Contabilidade, os quais foram atualizados em 1993 pela Resolução CFC º 750.

72 comentários:

  1. Respostas
    1. Gostei muito do seu artigo pode me enviar ? adrianosouza2580@gmail.com

      Excluir
  2. Preciso de seu e-mail porfavor, usei seu artigo no meu trabalho de conclusao de curso de ciencias contabeis... meu e-mail é bru_kischel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. também gostaria de colocar seu artigo no meu TCC, assim como a Bruna, meu email karinafamorim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. gal gostei de seu artigo bem legal mim ajudou bastante

    ResponderExcluir
  5. Nossa me ajudou MUITO, estava desesperada, pois não estava encontrando nada do que eu realmente precisava. Aqui encontrei muito mais do que eu precisava. Ajudou demais, agora vou estar sempre aqui!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de colocar sua referencia no meu TCC

    millena_msp@hotmail.com

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Também gostaria de utilizar as refenrencias em meu TCC.

    smurilosilva@bol.com.br

    ResponderExcluir
  8. Estou usando este artigo como referência para o meu TCC.

    jaeffson@hotmail.com

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom usei no meu artigo

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo o Artigo,também agradecendo pelo mesmo, é de grande valia e ótimo conteúdo.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom! Outro excelente: vocês viram no youtube as aulas do Mago da Contabilidade, de nome Prof. Loberto Sasaki? Simplesmente demais!!! O cara é o Rei da contabilidade, é o Ninja da Contabilidade. É tudo! Ouvi em Globo dizer que esse Loberto Sasaki publicará um Kit, um livro com DVDs de Contabilidade Básica. Espero que seja logo. Acessem ele no Youtube e comprovem a veracidade do que falo. Nunca tinha visto uma didática tão perfeita quanto a dele.

    ResponderExcluir
  12. ola!! gostei muito de seu artigo, gostaria de incluir no meu TCC. favor contatar kell_fer2003@ig.com.br
    muitissimo obrigada!
    Raquel

    ResponderExcluir
  13. Oi gostaria de deixar aqui o meu elogio pelo texto realmente magnifico. Parabéns me ajudou muitoo obrigada.

    ResponderExcluir
  14. ola gostaria de colocar seu artigo no meu tcc
    meu email é kmila_andreotti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Professor, vou utilizar seu artigo no meu TCC, seria possível mandar suas referências?
    e-mail: flavio2216@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. José Luiz ,eu usei seu artigo no meu TCC, preciso do seu sobrenome para colocar na minhas referência. Se possível enviar para o meu e-mail:flavia-campelo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. José Luis, também usei seu artigo no meu TCC, se possível enviar suas referencias no meu email: evelinempaiva@hotmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Maravilhosamente esclarecedor, ótimo artigo.

    ResponderExcluir
  19. Oi prof° gostaria de suas referencias poderia mandar no meu email: paula.l_show@hotmail.com. Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Olá também gostaria de suas referencias! Você pode mandar no meu email: brunamlo@hotmail.com? Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Olá gostei muito, poderia mandar suas referencias? pode mandar no meu email.
    alexsandro.luiz22@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Ola, poderia mandar suas referencias ?
    para tawane-rodrigues@hotmail.com

    Att.
    Tawane Rodrigues

    ResponderExcluir
  23. Olá também gostaria de suas referencias! Você pode mandar no meu email: mairacarvalho05@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, gentileza, gostaria de citar suas referências no meu Tcc, meu e-mail é josejuniorro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Olá gostaria de suas referencias pra colocar em minha pesquisa! Você pode mandar por email: flaviasoaresds@gmsil.com

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, se possível, gostaria de citar suas referências no meu Tcc, meu e-mail é cristiano@nunescontabil.com

    ResponderExcluir
  27. Boa Tarde!

    Gostaria de citar suas referencias no meu TCC. Meu e-mail é rksamara@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de citar suas referencias no meu TCC. Meu e-mail é willy.berson@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Boa noite. Gostaria de citar suas referências em um trabalho acadêmico. fabio-krieger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Gostaria de citar-lhe em meu trabalho de conclusão.
    Meu email: isla.pfm@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Olá! Eu também gostaria de citar seu excelente artigo em um TCC. viviane.nielson@hotmail.com
    Se puder me passar as referencias, ficaria muito grata!

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Olá! Eu também Gostaria de citar seu artigo em meu TCC. aad_araujo@hotmail.com
    Se puder me passar as referencias, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  34. OLA gostaria de colocar seu artigo no meu trabalho de conclusão de curso, meu email dessafc124@hotmail.com,sepuder passar suas referencias agradeço..obrigada

    ResponderExcluir
  35. Olá! Eu também Gostaria de citar seu artigo em meu TCC. jockielly.melo@yahoo.com.br
    Se puder me passar as referencias, muito obrigada. ÓTIMO ARTIGO.

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de usar seu artigo em um trabalho, poderia me enviar as referências no email mayara_lsiva@hotmail.com

    obrigado

    ResponderExcluir
  37. Olá, boa tarde.

    Gostaria de usar seu artigo em um trabalho, gostei muito dele, é claro e objetivo, de fácil compreensão. Poderia por gentileza,me enviar as referências no e-mail gislanetamara@hotmail.com
    Desde já agradeço por sua atenção.

    ResponderExcluir
  38. Gostaria de parabenizá-lo e usar seu artigo em meu TCC, gostei muito dele, é claro e objetivo, de fácil compreensão. Poderia por gentileza enviar as referências no patriciavaleria@hotmail.com
    Desde já agradeço por sua atenção.

    ResponderExcluir
  39. Aproveito a oportunidade para parabenizá-lo pelo artigo e dizer-lhe que tomei a liberdade de utilizá-lo como base de estudo sobre a história da contabilidade no Brasil.
    Abraços - rosuelsoares@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  40. Boa noite. pode me passar referencias? obrigada.
    maccedo.aline@outlook.com

    ResponderExcluir
  41. Boa noite, poderia me passar suas referencias? gostaria de usar no meu TCC
    dezinho.luz.93@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde, gostaria de cita-lo em meu artigo, me mande suas referencias por favor, meu e-mail é c4_191@hotmail.com, desde de já meu muito obrigada!

    ResponderExcluir
  43. Boa noite,

    Seus textos muito me ajudaram, também gostaria de cita-lo em meu trabalho.
    Desde já obrigada!

    kaiade@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. gostaria de usar seu artigo em um trablho, poderia me enviar as referencias?

    junior.joatan@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. gostaria de usar seu artigo em um trablho, poderia me enviar as referencias?

    junior.joatan@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Boa Noite,
    Gostaria de utilizar seu artigo em trabalho d conclusão de curso. Poderia me encaminhar suas referencias?

    lealsandro@live.com

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde, gostaria de cita-lo em meu TCC, me mande suas referencias por favor, meu e-mail é kelli.ks14@gmail.com, desde de já meu muito obrigada!

    ResponderExcluir
  48. Bom dia , Eu também Gostaria de citar seu artigo em meu TCC. jocemarfrige@hotmail.ccom
    Se puder me passar as referencias, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  49. Bom dia , Eu também Gostaria de citar seu artigo em meu TCC. jocemarfrige@hotmail.com
    Se puder me passar as referencias, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  50. Boa noite , Eu Gostaria de citar seu artigo em meu Trabalho na Faculdade. fabriciobaiaamaral@hotmail.com
    Se puder me passar as referencias, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  51. Bom dia, Eu Gostaria de citar seu artigo em meu Trabalho na Faculdade como seminário avaliativo. rodrigo.maciel@tre-pa.gov.br

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde! Gostaria de citar seu artigo no meu TCC. Se puder me passar suas referencias. cris_axa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde, gostaria de citar seu artigo em um trabalho da faculdade. Se puder me passar suas referências Sarahrochadel@gmail.com

    ResponderExcluir
  54. Boa noite, poderia me mandar seu sobrenome para poder fazer a referência correta à sua postagem em meu trabalho acadêmico? Meu e-mail é julia.oak@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde, ótima postagem poderia mandar suas referencias para que eu possa utilizar essa matéria em um trabalho de curso técnico? Meu e-mail é keikoilucas@hotmail.com obrigada.

    ResponderExcluir
  56. Boa noite poderia me mandar tuas referencias para que eu possa utilizar essa materia em um trabalho de curso tecnico marcial.metalmix@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  57. Boa noite, vc poderia por favor me enviar suas referencias para que eu possa utilizar no meu trabalho de conclusão de curso de contabilidade? Meu e-mail: ritadecaciah@yahoo.com.br muito obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  58. oi vc poderia mandar suas referencias pra utilizar no meu trabalho weerik2000@gmail.com

    ResponderExcluir
  59. bom dia gostaria de citar seu trabalho em meu artigo tem como você manda seu trabalho e as referencias

    ResponderExcluir
  60. Me ajudou bastante, poderia me passar as referências para eu utilizar no meu trabalho ? por favor!!! esse é meu e-mail: simmlol967@gmail.com me envia por aqui. desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  61. Ola tem como enviar as referências por favor. conconsantos06@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  62. Excelente texto!
    Utilizei para meu trabalho.
    Solicito por gentileza as referências.

    Financeiro.transventura@gmail.com

    Grata, Larissa Dantas.

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde. Adorei seu artigo, é prático e esclarecedor e vou utilizá-lo em meu TCC. Obrigada! telminhahora@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Boa noite, adorei o artigo, gostaria de utilizá-lo no meu TCC. Obrigada!

    roselaine.dionizio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  65. Gostaria de utilizá-lo em meu TCC, poderias me mandar as referências? Email:martins.tatiana96@gmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  66. Gostaria de utilizá-lo em meu TCC, poderia passar as referências?
    brunnabraag1@gmail.com

    ResponderExcluir
  67. Olá poderia me passar as referências pra usar em um trabalho da faculdade me ajudou muito esse artigo .. parabéns
    suellenmendes96@gmail.com

    ResponderExcluir
  68. Olá, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo rico artigo. Peço licença para usá-lo no meu tcc como referência. Por gentileza poderia envia-lo via e-mail?
    Grata!
    romanyrayra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  69. Adorei seu artigo. Estou montando um trabalho na Internet. Você acha que seria possível usa lo com referência e até mesmo reproduzi lo com os créditos todos para você

    ResponderExcluir